Você está aqui
Home > Regulamentos da FPB

A Federação Portuguesa de Basquetebol, abreviadamente designada FPB, foi fundada na cidade do Porto a 17 de agosto de 1927. Os Estatutos da FPB apresenta no seu capítulo I – objeto, simbolo e sede; capítulo II – sócios e estrutura orgânica; capítulo III – origem, competência e funcionamento e capítulo IV – regime económico e financeiro.

A Escola Nacional do Basquetebol, na qual se insere o Departamento Técnico da Federação Portuguesa de Basquetebol, possui a seguinte composição – Dirigente da FPB para a formação, Diretor Técnico Nacional e o Gestor da Formação da FPB.

O  Regulamento Geral da FPB define os sócios, os orgãos e estruturas administrativas – assembleia geral, presidente, direção, outros orgãos, secretário geral, diretor técnico nacional; Agentes desportivos – atletas, treinadores, dirigentes, juízes, delegados; Clubes.

O Regulamento de Disciplina da FPB aplica-se a todos os agentes desportivos, designadamente a dirigentes, funcionários ou colaboradores, juízes, técnicos e treinadores, atletas, médicos e clubes, desde que inscritos na Federação ou nas Associações filiadas.

O Regulamento de Inscrições e Transferências regula as inscrições, revalidações e trasnferências de atletas.

O Regulamento de provas da FPB define as normas específicas de organização das provas de âmbito nacional. A partir da época 2016/2017 a FPB definiu um Regulamento Técnico Pedagógico para o escalão de Sub16.

Todos estes regulamentos e legislação atualizada pode ser consultada aqui.

Deixe uma resposta

Top